
A Câmara Municipal de Braga e a Universidade do Minho promovem a realização do Congresso Internacional de Arqueologia Urbana. Que Futuro?, que terá lugar em Braga, entre 18 e 20 de setembro próximo. Pretende-se com esta iniciativa sinalizar os 50 anos de arqueologia urbana em Braga, que se cumprem em 2026, que justificou a realização, nesta cidade, do I Encontro de Arqueologia Urbana, celebrado em 1994 e promovido pelo Município.
Tal como sugere o título, o evento pretende constituir-se como um espaço de reflexão e debate sobre o futuro da arqueologia urbana, tendo em conta as profundas mudanças ocorridas desde os anos 70 do século XX, quando este tipo de arqueologia se desenvolveu na generalidade dos países europeus. Considerando a relevância do património das cidades históricas europeias, enquanto elemento de identidade e cidadania, reconhece-se a necessidade de aprofundar a reflexão sobre o futuro da atividade arqueológica urbana, nas suas diferentes dimensões de gestão, investigação e valorização presente e futura dos dados e vestígios. Para o efeito, o evento organiza-se em torno de quatro blocos temáticos, relativos à legislação e práticas de gestão, às práticas metodológicas de preservação, proteção e registo dos solos arqueológicos, à gestão e arquivo dos dados facultados pelas escavações e ao futuro da valorização da história e da memória das cidades, ou seja, das narrativas e dos patrimónios potenciados pela arqueologia urbana.
O programa científico decorre entre os dias 18 e 19 de setembro, organizando-se em conferências temáticas, proferidas por um conjunto de investigadores e gestores do património, nacionais e internacionais, escolhidos pela sua reconhecida e diversificada experiência, a que se seguirão debates com personalidades convidadas e participação do público. O dia 20 será reservado a visitas a sítios arqueológicos de Braga.
Programa do Congresso
Garanta o seu lugar neste encontro internacional
Inscrições
Agradecemos o enorme interesse demonstrado neste Encontro Internacional. Informamos que todas as 100 vagas disponíveis já foram preenchidas e, por isso, as inscrições encontram-se oficialmente esgotadas.
Estamos muito satisfeitos com a adesão alcançada e contamos consigo para futuras iniciativas.

